sábado, setembro 03, 2011

Portais

Bem vindo ao post de enriquecimento de babaquice ao leitor, eu sou [nome do idiota aqui] e vou falar sobre Portal I e Portal II, games que foram lançados pra X360, PS3 e PC. Se você ainda não conhece tais games clique aqui.

Que fique claro que eu não farei nenhuma análise aprofundada sobre nenhum game aqui, afinal eu não sou um jornalista de games, nem um crítico, nem nada desse tipo. Vou apenas falar o que eu achei dos jogos, como foi jogá-los, e mais algumas coisas que eu lembrar enquanto escrevo - lembrando que lembrar das coisas não é meu forte.


Primeiramente gostaria de salientar: que ideia mais foda que foi a de Portal hein. Não joguei tantos jogos assim na minha vida, mas não me lembro de algum outro jogo do mesmo estilo de Portal. Claro que existem milhões de jogos baseados em puzzles, solução de desafios, etc, mas utilizar uma física de projetar portais pra se locomover de um lugar pro outro, da forma que foi posta no jogo, sensacional.

A história do primeiro game não foi nada tão complexo, e nem deveria ser. Um jogo diferente desse não deveria começar de uma forma tão hardcore, tem um enredo simples e objetivo, é curto, você é apresentado a todas as ferramenas e jogabilidade do jogo em poucos minutos, conhece os dispositivos que serão utilizados pra passar cada level, sabe pra onde tem que ir a cada etapa, ou seja, de uma "simplicidade" que só. O primeiro jogo na verdade é bem fácil se comparado ao segundo, ele só começa a complicar nos leveis finais, dependendo de quem estiver jogando.

Não tem como escrever sobre a parte "jogável" da coisa, se você não conhece e quer entender bem, só vai conseguir jogando. Só posso garantir que a jogabilidade é excelente, e que vale a pena passar algumas horinhas jogando, que é o suficiente pra zerá-lo. E o mais importante, você DEVE passar algumas horinhas só pra ter seus momentos com ela, GLaDOS.

Que personagem essa GLaDOS, chega a ser fofa de tão sarcástica.


O segundo jogo veio pra melhorar mais ainda o primeiro. O enredo é bem mais desenvolvido, com plot twist e tudo, é mais longo, vários elementos novos e LINDOS, além de ser mais difícil que o primeiro. Eu estava esgotado numa certa hora porque não chegava nunca o final do jogo, quando eu pensava que estava terminando, acontecia algo e lá vamos nós outra vez, mas no fim das contas deu tudo certo e eu sobrevivi. Falando em fim, outra coisa fodástica em Portal, as cenas-de-quando-você-termina-o-jogo-e-eu-não-sei-o-nome-exato-pra-elas. A música final do primeiro jogo fica até hoje na minha cabeça, a do segundo não foi tão marcante assim, mas também é muito boa.

Tudo é muito bom, jogo muito bom, robozinhos fofos e assassinos, tintas coloridas incríveis, blocos lindos, botões maravilhosos, ah, Portal me fez uma pessoa muito feliz. Agradecemos sua leitura, [nome do leitor aqui], aproveite o bolo.


0 indivíduos comentaram:

Postar um comentário